top of page

R2B

ARQUITETURA

PAVILHÃO LUMARARE

Conceito

Sustentabilidade e bem-estar. Conceitos que estão intimamente relacionados e que são a chave de um futuro mais harmônico. Além disso, dialogam com o público do brique da redenção, o qual vai à feira orgânica e passear no parque. 

Processo

A ideia partiu da forma da árvore, largamente encontrada no Parque Farroupilha, para criar um volume único, com essência orgânica. 

Devido à Pandemia de COVID-19, optou-se por formas vazadas que permitem a circulação de ar, incidência solar e que, ao mesmo tempo que se é a estrutura do espaço, é também, prateleiras expositoras. 

Público Alvo e Programa 

Visando enfatizar a necessidade do cuidado com o meio ambiente e a adoção de hábitos sustentáveis, a proposta teve como público-alvo pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

 

Nessa perspectiva, o programa conta com cinco espaços diferentes. O primeiro, é destinado ao comércio de plantas, tanto alimentícias como de pequeno porte, além de utensílios básicos de jardinagem, como um kit horta. Logo em seguida, há a venda e aluguel de tapetes de yoga - prática muito realizada no Parque - bem como livros e acessórios relacionados à atividade. O terceiro espaço é dedicado à uma loja de produtos feitos com materiais reciclados, como camisetas, nichos, acessórios e caixas organizadoras. Depois, encontra-se a venda de florais, dando enfoque a esse tipo de terapia. Por fim, o último ponto do pavilhão conta com lixeiras para descarte de materiais especiais, como óleo, pilhas, baterias, lâmpadas e eletrônicos. 

Implantação

Seguindo a ideia de sustentabilidade, para não retirar nenhuma árvore do local, a forma - um túnel de 28m de comprimento - se adequa ao espaço, desviando da vegetação existente.  

O QUE

Pavilhão Comercial

ONDE

Parque Redenção
Porto Alegre/RS

QUANDO

Novembro 2020

Quarto Semestre

PROGRAMAS

Grasshopper

Rhino

V-Ray

Twinmotion

Photoshop

bottom of page